top of page

O Drop Mais Raro do RuneScape: A História Real de Marlaine e PrimeFalcon

  • oldvicios
  • 15 de jan.
  • 6 min de leitura

Autoria de JabbaDaNutt via OldVicios.


Houve um tempo em que jogar RuneScape não era tão fácil como hoje em dia. Não existiam tantos tutoriais como existem agora; as vendas e trocas entre jogadores aconteciam sem o auxílio do Grand Exchange, e a inflação ainda dava valor a cada moeda ganha ou perdida.


Fora do jogo, também não havia apenas uma ou duas redes sociais monopolizando as interações. Era comum que as pessoas recorressem a blogs para se expressar, compartilhar experiências ou conhecer outras pessoas com interesses em comum.


Foi justamente nesse contexto que, em meados de 2007, uma jogadora de RuneScape criou seu próprio blog. Nele, passou a narrar suas aventuras e a registrar os sentimentos que Gielinor despertava ao longo de sua jornada. Mas, antes de falarmos sobre o seu blog, precisamos entender quem foi Marlaine.


Blog printscreen


O que diferenciava Marlaine de outros cidadãos de Gielinor era a forma como ela experimentava esse lugar. Ela não apenas jogava, mas sentia cada aspecto daquele mundo virtual como se estivesse de fato ali, narrando e transmitindo suas experiências com emoção através de seu blog.


Fora do jogo, vivendo em Wisconsin, nos Estados Unidos, Marlaine já tinha o hábito da escrita. Produzia textos de ficção e artigos autorais que lhe rendiam algum dinheiro, e essa habilidade singular de se expressar seria, mais tarde, o que daria voz à sua presença na comunidade de RuneScape.


Certo dia, em 2004, Marlaine teria uma aventura que mudaria totalmente o rumo de sua vida dentro e fora do jogo. Acontece que ela tinha o hábito de colecionar Yew Logs e, em uma visita a Varrock, acabou conhecendo um jogador chamado PrimeFalcon, que tinha como costume coletar e vender Yew Logs para outros jogadores.


Marlaine tentou comprar algumas Yew Logs, mas antes que pudesse concluir a compra, PrimeFalcon vendeu as últimas que tinha para outro jogador. Aquilo não a agradou nem um pouco. Mas, antes que ela pudesse dizer que estava tudo bem, PrimeFalcon já tinha saído, dizendo que estava indo coletar mais para ela.


Esse ato despertou o interesse de Marlaine por Prime. Ele poderia só ter ido embora. Afinal, ele queria vender as Yew Logs que tinha e já tinha vendido. Mas ela esperou, e ele voltou. Ela ficou deslumbrada com a gentileza desse jogador, e acabaram por virar amigos depois disso.


Não muito tempo depois, eles começaram a se aproximar mais e, eventualmente, acabaram se apaixonando um pelo outro. Namoraram por alguns meses virtualmente. Marlaine vivia nos Estados Unidos e PrimeFalcon vivia na Austrália. A distância fazia com que qualquer coisa além daquela tímida relação entre dois estranhos fosse restringida a um namoro de internet. Porém…


Alguns meses após eles começarem a namorar, PrimeFalcon disse a Marlaine que tinha juntado dinheiro suficiente para ir aos EUA conhecê-la pessoalmente, o que Marlaine aceitou de prontidão. Ao mesmo tempo, Marlaine tinha vencido um concurso de escrita que dava ao premiado uma viagem para dois, no dia dos namorados, com tudo pago, incluindo um passeio de carruagem, para Nova York.


Merlaine oldschool runescape picture


Prime chega a Wisconsin, eles se encontram e têm um fim de semana extraordinário juntos. Na verdade, esse final de semana foi tão incrível que Prime não queria mais deixar Marlaine. Ele abandonou toda a sua vida na Austrália e se mudou para Wisconsin junto à Marlaine.

Eles se casaram, em 2005 e viveram felizes por algum tempo, mas, conforme o mundo girava, os problemas começaram a aparecer.

Marlaine tinha como renda o hábito da escrita. Escrevia e vendia artigos de ficção científica para revistas e jornais que, com o avanço pungente de outras mídias, vinham perdendo leitores ano após ano, até que os artigos de Marlaine passassem a ser uma despesa desnecessária para um lucro que não viria. Agora, sem sua principal fonte de renda, Marlaine teve de procurar outros ares para tentar se manter. Enquanto isso, PrimeFalcon ainda não tinha sido permitido a começar a trabalhar nos Estados Unidos, um processo que pode levar de alguns meses a vários anos.

Nesse cenário desesperador, Marlaine descobriu uma outra forma de ganhar dinheiro com sua habilidade mais única: escrever blogs. Com a ajuda de PrimeFalcon, que tinha algum conhecimento sobre programação, ela criou o seu blog pelo qual seria conhecida futuramente: Marlaine’s Musings, onde ela começou a narrar suas aventuras pelo mundo de RuneScape e a criar guias muito antes da Wiki de RuneScape existir.


Uma carta

Aos poucos, Marlaine’s Musings deixou de ser apenas um blog pessoal. Jogadores passaram a acompanhá-lo não apenas em busca de dicas, mas pela forma humana e sincera com que Marlaine descrevia o jogo. Suas palavras não ensinavam apenas como jogar, mas como sentir RuneScape.


Seu blog passou a ser citado, recomendado e destacado dentro da própria comunidade, aparecendo inclusive no RuneScape Readers’ Digest, uma das principais vitrines de conteúdo criado por jogadores naquela época.


No entanto, enquanto sua presença crescia dentro do jogo, fora dele a vida começava a impor um desafio muito mais difícil do que qualquer boss de Gielinor.


Em 2011, o seu blog já não rendia tanto dinheiro por conta da preferência dos usuários por outras mídias sociais, e os artigos que ela publicava no eHow estavam sendo ameaçados por uma mudança na política do site, onde eles pararam de permitir que usuários criassem novos artigos. Para piorar a situação, Marlaine estava com uma tosse persistente, descrevendo em seu blog que sua voz parecia com a de um sapo, quando ela conseguia falar sem tossir.


Prime e Marlaine culparam o ar poluído da cidade e decidiram se mudar para outro lugar ao norte de Wisconsin. Mas, então, pelos próximos três meses, os posts de Marlaine pararam em seu blog. Apenas em dezembro daquele ano os usuários receberiam uma atualização, dessa vez escrita por PrimeFalcon. Acontece que a tosse de Marlaine não era por conta do ar poluído da cidade. Ela tinha câncer.


No dia 6 de dezembro de 2012, PrimeFalcon publicou no Marlaine’s Musings: “Nós ainda estamos passando por essa coisa de câncer e… sim, Marlaine ainda quer vencer isso… Obrigado, pessoal… Seu apoio nisso tem significado muito para ambos, Marlaine e eu.”


No dia 21 de dezembro do mesmo ano, Marlaine faleceu, aos 57 anos, após uma longa luta contra o câncer. E, em exatos um ano e dez dias após isso, PrimeFalcon, ou Brad J. Floyd, acabou também falecendo.

Eu sei o que você deve estar pensando: como uma história como essa pode ter um final tão triste? Por que contar isso tudo para deixar tudo triste no final?


Mas eu prefiro ver a história de Marlaine e PrimeFalcon não pelo seu final, mas por tudo aquilo que veio antes.


Entre todos os drops raros que você poderia ter no RuneScape, quais são as chances de você estar no lugar exato, no dia e horário exatos, com o humor exato para conhecer alguém por quem vai se apaixonar? Quais as chances desse alguém ter as exatas características que preenchem suas necessidades? Marlaine era uma colecionadora de Yew Logs, PrimeFalcon era um vendedor de Yew Logs. Os dois moravam em continentes diferentes, em hemisférios opostos, e ainda assim se encontraram. Se conheceram e se apaixonaram, tudo de uma só vez.


Nessa história, tudo poderia ter dado errado. PrimeFalcon poderia só ter ido embora com o dinheiro após a venda; Marlaine poderia ter comprado de outra pessoa; eles poderiam ter se adicionado e nunca mais conversado; Prime poderia nunca ter ido aos EUA; Marlaine poderia não ter ganhado o concurso com uma viagem a dois, com todas as despesas pagas, para Nova York; o encontro poderia ter sido um desastre; Prime poderia ter voltado para sua família na Austrália; as dificuldades que eles passaram juntos poderiam ter causado o fim do relacionamento. Ainda assim, no final, depois de todas as dificuldades, probabilidades e problemas superados, eles foram embora com exatos um ano e dez dias de diferença…


Pois eu lhe digo: o drop mais raro que alguém pode ter, que desafia toda a lógica e o RNG do jogo, é encontrar a sua alma gêmea. E era isso que eles eram. Um preenchia o outro da forma que melhor podia. Eles foram perfeitos um para o outro desde o primeiro momento até seus últimos dias.


Respondendo à sua pergunta, o motivo de eu contar uma história que possui um final triste é porque o meio dela é extraordinário e inspirador. É uma história única demais para se deixar passar despercebida. Todos deveriam conhecer a história que esses dois compartilharam e comemorá-la não pelo fim, mas por tudo o que sobra além dele.


Para quem quiser ouvir um pouco das vozes deles, segue um link do archive.org com alguns episódios de um podcast que eles fizeram juntos por um tempo: PrimeMar Runescape Podcast: Brad and Marlaine Floyd.


Espero que, com essa leitura, você passe a ver RuneScape não apenas como mais um jogo qualquer, mas como um mundo onde coisas extraordinárias como a história de Marlaine e PrimeFalcon podem acontecer. No mais, vejo vocês em breve.


2 comentários


Saudoso Garibaldi
15 de jan.

Rapaz…. Nao estava esperando essa dose de melancolia hoje. Bela historia! Obrigado por compartilharem

Curtir

Clari
15 de jan.

Wow…Fez um bom trabalho ao preservar essa história e apresentá-la de forma acessível. Adoreeei


Editado
Curtir

© 2013-2025  OldVicios

bottom of page