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Atualização do progresso da API do HD e do plugin

  • oldvicios
  • 19 de ago.
  • 7 min de leitura

Logo do clã oldvicios oldschool runescape

19 de agosto de 2025


Oldschool runescape interface

Foram alguns meses agitados e estamos animados para trazer uma atualização sobre alguns dos maiores desenvolvimentos dos bastidores do jogo. Do progresso contínuo com o nosso novo renderizador, às novidades do Beta HD, à ferramenta de API e aos plugins oficiais do cliente – há muito o que descobrir, então vamos lá!


Índice




O novo renderizador: progresso até agora


Quando anunciamos o novo renderizador, nosso objetivo era simples: preparar o Old School RuneScape para o futuro e, ao mesmo tempo, abrir portas para atualizações visuais há muito solicitadas, como o HD.


Desde o nosso lançamento inicial , vimos sinais promissores de que o novo renderizador beta está fazendo exatamente o que foi projetado para: nos ajudar a identificar problemas na missão de melhorar o desempenho e implementar conjuntos de ferramentas para o futuro, tudo isso preservando o visual icônico da Old School. Seu feedback tem sido incrivelmente valioso para nos ajudar a identificar bugs e ajustar o sistema. Graças ao seu apoio, estamos avançando gradualmente em direção ao nível de estabilidade necessário antes de podermos introduzir novos recursos visuais importantes.


Estamos mantendo uma tabela de problemas conhecidos atualizada no Discord e em nosso blog de lançamento . Também continuamos recebendo seu feedback, para que você possa compartilhar quaisquer novos bugs relacionados ao renderizador que encontrar em nosso espaço dedicado no Discord . Você verá que há muito o que analisar, então é muito útil para nós verificar primeiro a lista de problemas conhecidos e tentar não fazer postagens duplicadas.


No momento, nossa maior prioridade é a estabilidade. Queremos eliminar quaisquer bugs que causem travamentos e, em seguida, passaremos para os problemas que afetam a jogabilidade, seguidos por falhas visuais gerais que afetam a estética em vez da jogabilidade. No entanto, à medida que a equipe analisa a lista, você ainda poderá ver alguns dos problemas menores resolvidos ao longo do caminho.


Ainda não podemos dizer quando o trabalho será concluído, pois há muito a ser feito e bugs desagradáveis podem atrapalhar os cronogramas. Mas podemos garantir que manteremos vocês atualizados a cada passo do caminho.

Próximas mudanças

Caso você não tenha percebido, implementamos recentemente a seguinte correção:

  • Tela de título bloqueada em 60 fps.


Na próxima atualização, você verá:

  • O 'Limite de FPS' foi adicionado novamente ao painel de exibição móvel.

  • Grandes melhorias visuais em PoH e em diversas outras áreas ao usar o novo renderizador. Este trabalho não está completo, mas deve ser especialmente perceptível em áreas sem chefes.


À medida que avançamos em agosto, pretendemos adicionar novas configurações para dar aos jogadores maior controle sobre o desempenho e a fidelidade visual. Fiquem ligados!


Nosso foco principal agora é colocar o novo renderizador na posição necessária para que possamos liberar Guilenor em HD. Queríamos aproveitar este momento para agradecer a todos que nos deram feedback e relataram bugs. Foi incrivelmente útil!


HD Beta no Horizonte


Sabemos o quanto muitos de vocês estão animados para entrar no HD Gielinor, e estamos aqui com vocês!


Se esta é a primeira vez que você ouve falar do nosso modo HD oficial... Por onde você andou? Vamos dar uma olhada rápida:

  • O modo HD será um modo gráfico opcional que dará vida a Gielinor como nunca antes.

  • Começaremos com uma versão beta, assim como fizemos com o novo renderizador, e mais uma vez contaremos com sua ajuda para detectar bugs incômodos!

  • Ele será lançado em lotes, mas quando concluído, incluirá:

    • Luz solar dinâmica

    • Sombras

    • nevoeiro atmosférico

    • Água HD

    • E muito mais!

  • Nosso objetivo é capturar verdadeiramente a essência de cada local do mundo, selecionando a iluminação e a atmosfera para se adequarem à área, em vez de apenas uma predefinição HD abrangente que abrange o jogo inteiro.


No RuneFest , divulgamos que o Beta em HD chegaria no verão, dependendo da estabilidade do novo renderizador. Enquanto continuamos trabalhando no novo renderizador, acreditamos que um lançamento no outono seria mais realista, dado o trabalho que ainda precisamos fazer para acertá-lo. Nunca lançaríamos o Beta em HD sem a certeza de que ele funcionará perfeitamente para todos.


Enquanto isso, estamos trabalhando duro preparando conteúdo para testes, e qual melhor maneira de mostrar isso do que com Varlamore: The Final Dawn?


Aqui está um rápido antes e depois de algumas de nossas novas áreas:



Use o controle deslizante para comparar os modos. O HD ainda está em desenvolvimento.


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Estamos ansiosos para entregar isso a vocês, mas somente quando tivermos certeza de que está pronto para todos começarem a testar. Obrigado pela paciência!


Áudio de 16 bits


Em março, compartilhamos nossos planos para a transição dos sons de Gielinor de 8 bits para 16 bits (clique aqui para uma atualização) e, em abril, iniciamos essa mudança dando às nossas faixas musicais o tratamento de 16 bits.


Agora, estamos prontos para que o restante dos nossos efeitos sonoros também passe pela mudança. Queremos garantir que a conversão para 16 bits não afetará o DNA do áudio do OSRS. A essência do que você ouve não mudará. Sabemos o quão nostálgica e reconfortante é a paisagem sonora do OSRS, e isso sempre foi uma prioridade ao longo do projeto.


Nossa meta é fazer essa mudança em setembro, e ela será aplicada a qualquer cliente com o qual você acesse o jogo.


Plugins oficiais do cliente


Mantivemos isso em segredo desde que compartilhamos nossos planos no RuneFest, mas, embora não tenhamos falado muito sobre isso, com certeza estivemos trabalhando nos bastidores.


É hora de mais uma parte do "caso você tenha perdido". Se você já estiver por dentro, fique à vontade para pular.


O TL;DR:

  • Os plugins adicionam desde recursos extras de acessibilidade e dicas de jogabilidade até funções de qualidade de vida para se adequar ao seu estilo de jogo. Se você é usuário do RuneLite ou já experimentou mods em outros jogos fora do OSRS, provavelmente já conhece o poder dos plugins.

  • Estamos trazendo plugins para o Cliente Oficial — e isso significa dispositivos móveis ! É claro que os jogadores de desktop também se beneficiarão, mas estamos particularmente animados para trazer plugins para jogadores de dispositivos móveis.

  • Quando a ferramenta atingir sua forma final, qualquer pessoa na comunidade poderá desenvolver seu próprio plugin, seja um criador estabelecido ou um desenvolvedor iniciante querendo dar os primeiros passos.

  • Estamos usando uma API baseada em Lua.

  • Lançaremos um Hub de Plugins intuitivo no jogo para baixar, instalar e gerenciar plugins, tudo no conforto da tela do seu jogo, inclusive no celular.

  • Teremos um espaço comunitário dedicado a tudo relacionado a plugins, conectando jogadores, desenvolvedores de plugins e J-Mods em uma jornada de desenvolvimento colaborativo.


A Guilda dos Plugins


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Se você não consegue ver a imagem acima, clique aqui !


Estamos animados para apresentar uma nova iniciativa: a Plugin Guild, uma comunidade no Discord dedicada para desenvolvedores aspirantes e experientes conversarem sobre plugins. Seja para criar o seu próprio ou apenas para ficar por dentro das últimas atualizações, este é o lugar certo! A Plugin Guild é um servidor exclusivo que servirá como um centro de colaboração e compartilhamento de conhecimento, com acesso direto aos nossos desenvolvedores. Esperamos construir um ecossistema de plugins estável e poderoso. Já integramos um pequeno grupo de desenvolvedores importantes da comunidade para nos ajudar a estabelecer as bases, garantindo que estejamos prontos para o sucesso quando abrirmos as portas para todos vocês ansiosos para participar.


Ainda não estamos prontos para divulgar uma data de lançamento para o Plugin Hub e a Guild. Nossa prioridade é garantir que ele seja lançado da melhor forma possível, com uma lista de plugins relevantes e uma interface de usuário intuitiva. Assim que tivermos uma data de lançamento definida, você será o primeiro a saber.


Perguntas frequentes


Temos visto muitas perguntas e especulações sobre o projeto do Plugin, e achamos que este seria um ótimo lugar para respondê-las. Ficaremos atentos a outras perguntas e adicionaremos aqui aquelas que pudermos responder confortavelmente.


O Plugin Hub corrigirá problemas de dispositivos móveis, como o Menu Entry Swapper?


Não, essa não é a intenção. Bugs em dispositivos móveis são um problema à parte, especialmente no MES. Sabemos que o MES tem muitos problemas, e você pode encontrar nossa análise de problemas conhecidos em dispositivos móveis no servidor oficial do Discord . Pretendemos trabalhar em correções para esses bugs fora do projeto do plugin. Portanto, embora um criador possa decidir criar um plugin que resolva o problema, nossa intenção não é nos basear nisso como uma opção.


Com que tipos de plugins o Hub será lançado?


Nosso foco aqui é capacitar os criadores da comunidade a criar o que desejam e ver no jogo. Ao longo da jornada até o lançamento, convidamos um pequeno número de criadores para testar nossas ferramentas e processos, mas o que eles farão depende deles.


Sabemos que há muitos plugins que você gostaria de ver, mas o que queremos enfatizar aqui é que esta é uma maratona, não uma corrida de velocidade. Quando os portões se abrirem, pretendemos ter um pequeno conjunto de plugins para você começar e se concentrar na construção dessa biblioteca ao longo do tempo. Faremos isso ajudando a orientar e apoiar os desenvolvedores da comunidade que desejam dar vida às suas ideias no Cliente Oficial.


Neste momento, não temos uma lista definitiva de plugins de lançamento, nem queremos pressionar nossos criadores atuais com especulações sobre o trabalho deles. Este será um projeto colaborativo que se concretizará com o tempo. O mais empolgante é que, com a possibilidade de usar plugins em dispositivos móveis, é uma chance para todos nós de fazer algo completamente novo! Quando pudermos compartilhar mais detalhes, compartilharemos!




Os plugins estarão disponíveis para dispositivos móveis?


Coloquei isso aqui caso não tenhamos deixado claro o suficiente. Prepare-se para nos citar sobre isso - sim, sim, sim!


Haverá controle de qualidade para plugins?


Sim! Desenvolvemos um processo de moderação robusto, executado por desenvolvedores internos para garantir que todos os plugins atendam a critérios de qualidade específicos. Detalharemos isso quando lançarmos a possibilidade de criar seus próprios plugins, para que você não precise ficar rezando para o Guthix cada vez que enviar um!


E é isso para as atualizações do nosso projeto de HD e Plugins! Agradecemos novamente a sua paixão, paciência e todo o seu feedback, e não deixe de nos contar o que achou de tudo o que compartilhamos!


Você também pode discutir esta atualização no subreddit 2007Scape , nos fóruns do Steam ou no canal #gameupdate do OSRS Discord , liderado pela comunidade . Para mais informações sobre o conteúdo acima, confira a Wiki oficial do Old School .


Mods Abe, Abyss, Acorn, Arcane, Archie, Argo, Ash, Ayiza, BigRig, Blossom, Boko, Bruno, Chilly, Criminal, Crystal, Curse, Daizong, Donkey, Ed, Elena, Enigma, Entropi, Errol, Freddie, Fuzz, Gecko, Gengis, Gizmo, Goblin, Grace, Grub, Halo, Harold, Hend, Hornet, Husky, Ivory, Jalo, Jamesy, Jerv, Keyser, Kieren, Kirby, Kurotou, Leebleh, Lenny, Light, Liron, Lykos, Mack, Manked, Markos, Maylea, Mobius, Moogle, Morty, Moz, Necro, Nin, Nixon, Nox, Nylu, Ori, Other, Philomel, Pork, Pumpkin, Puppi, Rach, Redfield, Rice, Roq, Roy, Ry, Sayajin, Sarnie, Schmidt, Shogun, Shroom, Sigma, Skylark, Smithy, Sova, Squid, Starry, Suharun, Surma, Sween, Tide, Titania, Titus, TJ, Tomb, Tsourorf, Tyran, Veda, Vegard, West, Wolfy & Yume


O time da velha escola.

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E é isso, galera do Oldvicios. Esse artigo foi traduzido por nossa equipe e estamos abertos a feedback, de modo a trazer um conteúdo cada vez melhor para a comunidade BR.

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